Dietas milagrosas e seus riscos para a saúde.

Mayane Caroline Barbosa

Quando você abre qualquer página na web, uma das inúmeras coisas que você vê são anúncios de dietas que prometem emagrecer a curto prazo.

Não é nenhuma novidade da nossa atualidade, que o que mais é cobrado de uma forma torta, pelos “padrões da sociedade”, é um corpo sarado. Mas o que talvez muitas pessoas não sabem, é que não basta ter um corpo escultural, se o seu colesterol, triglicerídeos, diabetes estiver elevado.

Isso quer dizer, que certas doenças que acometem internamente nosso corpo, não tem a ver somente com a forma física, não é um “carma” apenas das pessoas acima do peso.

Para piorar, pessoas sem conhecimentos mínimos do que é uma dieta saudável, acabam querendo milagres da noite para o dia. E algumas dessas promessas de milagres surgem em formas de comprimidos, outras em “dieta” da lua, do sol, disso e daquilo. O que na verdade a dieta muitas vezes se baseia em simplesmente não comer quase nada.

O tal do emagrecimento pode até surgir, mas com ele algumas deficiências de vitaminas. Por isso é extremamente importante procurar um nutricionista para avaliar quais os tipos de alimento você não deve deixar de comer, quais os tipos de alimentos que você deve reduzir e quais o que você deve evitar, para aí sim, ter uma verdadeira dieta saudável.
Também não é novidade nenhuma, que tanto os nutricionistas, quanto educadores físicos, médicos, afirmam que para um resultado positivo na perda de peso, é fundamental alguma atividade física. Sem isso, o seu organismo não terá a agilidade de eliminar gorduras localizadas, pois nosso corpo é como uma engrenagem, onde para ter um bom funcionamento, um órgão depende do outro e todos dependem de nós.

Portanto, atividade física não é uma opção de inclusão na sua dieta, ela é fundamental.
Se você quer emagrecer, você precisa saber como você está por dentro e para isso é preciso procurar um médico para pedir um check-up, e com base nisso, procurar uma mudança de hábitos na sua vida, pois dieta que tem origem no latim “diaeta”e que vem do grego “díalita”, significa “modo de vida”, ou seja, você precisa apenas mudar hábitos e se você tem uma dificuldade nisso, procurar ajuda psicológica também ajudará você a encontrar uma maneira de conseguir por em prática sua meta, sem agredir seu corpo e sua mente com restrições alimentares malucas.

Afinal, tudo deve estar em equilíbrio, corpo e mente saudável para que você se sinta bem com sigo mesmo.