Dietas da moda ou reeducação alimentar?

Rosana Enomoto

Quando decidimos que precisamos emagrecer começamos a procurar dietas milagrosas que tenham resultados rápido. Agora no verão, chove dietas imediatistas que prometem emagrecimento instantâneo e eficiente. E acredite, não são poucas as dietas da moda, por exemplo, tem a da lua, da sopa, da proteína, do tipo sanguíneo, enfim, uma imensa variedade de métodos que além de pouco eficazes, ou até mesmo sem  nenhum resultado, ainda comprometem a sua saúde. Na maioria das vezes, essas dietas costumam ser restitivas e com baixo valor calórico sem levar em consideração as peculiaridades de cada organismo e as necessidades de cada indivíduo, seus hábitos e rotina,além de serem poucos saudáveis e proporcionar um emagrecimento sem nenhuma qualidade de vida.

Então, não caia nessa! Se você deseja começar a emagrecer, o primeiro passo é buscar a ajuda de um profissional, depois você ira precisar adotar novos hábitos alimentares e passará por uma reeducação alimentar. Atualmente, vivemos um terrorismo nutricional. As pessoas não sabem mais o que comer e por isso a reeducação alimentar é, e sempre será, a sua melhor amiga. Sem se reeducar você continuará começando e terminando dietas, oscilando seu peso e vivendo constantemente na busca de soluções para um dificuldade que só será resolvida quando você aprender a comer, quando o ato de comer se tornar realmente prazeroso e não mais uma ferramenta para controlar a ansiedade.

Aprender a comer, não é tão fácil assim. Abdicar daqueles pratos diários que fazem os olhinhos brilhar é um sacrifício necessário para um qualidade de vida melhor. É claro que você não precisar excluir completamente do seu cardápio tudo o que mais gosta, porém, vai precisar aprender a gostar de outras coisas também. Algumas mudanças bem simples nos hábitos alimentares já podem trazer mudanças significativas para o seu emagrecimento. Por exemplo, diminuir o intervalo entre as refeições, beber bastante liquido e ingerir mais frutas, verduras, legumes e carnes magras, do que biscoitos, chocolates e alimentos ricos em gordura, são hábitos que pode auxiliar na sua busca pelo emagrecimento.

No começo parece difícil, mas não é. Reeducar o paladar é um questão de tempo, mas que com um pouquinho de persistência é possível. Então, vamos deixar a preguiça de lado e vamos começar a experimentar  pratos mais saudáveis, aprender a sentir o verdadeiro sabor da comida, seu aroma, sua textura, beber mais água, comer devagar, praticar atividade física e o mais  importante, vamos aprender a ter paciência para que as mudanças aconteça. Você é único e suas necessidades também! Não é por que uma dieta ou produto X deu certo com tal pessoa que ela também vá funcionar para você, cada organismo reage  de uma forma e tem um metabolismo diferente. O seu objetivo só será alcançado com as devidas mudanças alimentares, de comportamento e com o acompanhamento de um profissional. Por isso, antes de sair por aí fazendo mil dietas, procure um especialista e converse com ele. Emagrecimento é coisa séria e deve ser realizado de maneira saudável.